
Em alusão ao “Outubro Rosa”, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), administrada pela Prefeitura de Manaus, realizou nesta sexta-feira (17/10) um evento especial voltado à conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero.
A ação contou com uma roda de conversa entre servidoras da unidade, residentes e acadêmicos da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abordando formas de prevenção, diagnóstico precoce e autocuidado.
Importância do autocuidado
A diretora da MMT, enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz, destacou que o mês de outubro reforça a necessidade de colocar o tema da prevenção em evidência.
“Sabemos que cuidar da saúde é uma atividade que deve ser priorizada o ano inteiro, mas o ‘Outubro Rosa’ nos permite colocar em destaque a importância do autocuidado e da atenção à saúde da mulher. Só assim conseguiremos reduzir a incidência e a mortalidade por essas doenças”, afirmou.
O movimento “Outubro Rosa”, criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem como objetivo ampliar o acesso à informação e aos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, além de reduzir a mortalidade entre mulheres.
Aprendizado e troca de experiências
A preceptora dos alunos da Ufam, professora doutora Maria Suely de Sousa Pereira, destacou a importância da vivência prática na maternidade e o encerramento do ciclo com uma ação de autocuidado.
“Estamos encerrando este período muito produtivo de aprendizado na MMT com um evento que lembra que todas nós, profissionais que cuidamos das pessoas, também precisamos nos cuidar”, ressaltou.
Após a palestra, as participantes participaram de um momento integrativo e acolhedor, com café da manhã colaborativo e troca de experiências entre as servidoras.
Diagnóstico precoce salva vidas
A enfermeira Sílvia Matos, uma das organizadoras da ação, reforçou que o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres em todo o mundo, mas que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para até 95%.
“É essencial discutir o assunto, tirar dúvidas, conhecer o próprio corpo e aprender a identificar sinais de alerta. O autoexame e os exames preventivos são fundamentais”, destacou.



📸 Fotos: Divulgação/Semsa
✍️ Texto: Marcella Normando/Semsa
🔗 Fonte: Prefeitura de Manaus
📍 SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde
Deixe um comentário