
O governador Wilson Lima vistoriou nesta segunda-feira (19/01) as obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), que já superam 80% de execução. As novas estruturas estão sendo implantadas no complexo formado pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu, integrando o plano de modernização da unidade e ampliando o atendimento pós-alta e de procedimentos de curta permanência.
Segundo o governador, a unidade foi projetada para organizar o fluxo assistencial, separando pacientes que necessitam de internação daqueles que demandam acompanhamento após a alta, garantindo mais conforto, agilidade e segurança.
“Essa é uma unidade destinada aos pacientes pós-alta do 28 de Agosto e do Dona Lindu. Com quatro consultórios, seis leitos, sala para pequenos procedimentos e raio-X, o paciente não precisa retornar às unidades principais para procedimentos simples”, explicou Wilson Lima, acompanhado da secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Obras e previsão de entrega
Com mais de 80% de execução, as obras estão concentradas na instalação da rede de gases medicinais, sistema de ar-condicionado, forro e pintura. Na próxima etapa, será iniciada a instalação de equipamentos médicos e mobiliário. A entrega está prevista para março de 2026.
A unidade será o terceiro Hospital-Dia da rede estadual, após experiências no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e no Hospital Francisca Mendes. O Hospital-Dia atende pacientes com permanência de até 12 horas, proporcionando procedimentos de curta duração e acompanhamento especializado, além de melhorar o giro de leitos no CHS.
Atendimento e especialidades
A Policlínica e o Hospital-Dia oferecerão consultas em sete especialidades médicas: ginecologia, mastologia, ortopedia, urologia, clínica geral, anestesiologia e cardiologia, além de procedimentos de curta permanência. A estrutura contará com:
6 leitos de enfermaria
Sala de procedimentos invasivos
Sala de raio-X
4 consultórios multiprofissionais
Posto de enfermagem e prescrição
Recepção, banheiros e áreas de apoio
O acesso será pelo Sistema de Regulação, garantindo fluxo organizado e consultas agendadas sem necessidade de retorno às unidades de maior complexidade.
Modernização do CHS
O Complexo Hospitalar Sul passa pelo maior processo de modernização de sua história recente, com:
Implantação do sistema Fast Track para atendimentos rápidos
Entrega do 4º e 5º andares do HPS 28 de Agosto com tecnologia à beira-leito
Renovação completa das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais
Primeira ressonância magnética 24 horas da rede estadual
Reforma do serviço de hemodiálise
Revitalização de fachadas, recepções e reorganização do acesso de ambulâncias
As intervenções visam oferecer atendimento seguro, humanizado e eficiente aos pacientes do CHS.


Fotos: Diego Peres / Secom
Deixe um comentário