
Fã declarado do Corpo de Bombeiros, o pequeno Arthur Christopher, de 9 anos, viveu um momento especial neste sábado (17/01), ao receber uma visita surpresa de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) durante a comemoração do seu aniversário, realizada em uma casa de festas no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus.
Com o tema totalmente inspirado nos Bombeiros, a festa contou com a presença de quatro militares da corporação e uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), utilizada em ocorrências reais. A surpresa foi articulada pela mãe do menino e ainda rendeu a Arthur um passeio no caminhão da corporação — um dos seus maiores sonhos.
Arthur é filho da confeiteira Jéssica Pires, de 26 anos, e do encarregado de elétrica Alisson Lima, de 29. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal, nível 2, ele é apaixonado por caminhões de bombeiro desde os quatro anos de idade, quando teve o primeiro contato com uma réplica da viatura em uma festa de aniversário.
“É um sentimento muito bom poder realizar algo que ele quer. Por ele ser não verbal, muitas vezes eu não sei o que ele pensa ou deseja, mas uma coisa eu sei: ele ama os bombeiros, ama o caminhão de bombeiro”, relatou a mãe.
Jéssica também destacou a emoção de ver o filho realizando um sonho. “É muito gratificante poder proporcionar isso a ele. Graças a Deus conseguimos realizar o sonho do Arthur, que era entrar em um carro de bombeiro”, acrescentou.
O pai, Alisson Lima, também falou sobre a importância do momento. “É muito bom poder proporcionar isso para ele e ver a alegria no rosto do nosso filho. A gente sabe da importância que isso tem para ele”, disse.
O soldado Marco Fonseca, que integrou a guarnição responsável pela visita, ressaltou o papel social da corporação. “Isso é muito importante para nós, porque vai ao encontro da missão do Corpo de Bombeiros, que é estar próximo da comunidade. Mais do que atender ocorrências, estamos aqui para valorizar a vida”, afirmou.
Para o futuro, a mãe de Arthur reforçou que seu maior desejo é a evolução e a autonomia do filho. “Quero que ele consiga formar frases, trabalhar, se casar, viver como qualquer outra pessoa. Eu não vou viver para sempre, então quero preparar meu filho para o mundo”, finalizou.
Investimentos
Em 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas dobrou o número de municípios com bases permanentes, passando de 11 para 22 cidades. Os novos municípios receberam viaturas Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, além de equipamentos e reforço no efetivo.
O investimento atende a uma determinação do governador Wilson Lima e foi viabilizado após concurso público e aquisição de novas viaturas e materiais.



Fotos: Paulo Bahia/CBMAM
Deixe um comentário