Com o objetivo de reforçar a segurança, promover orientações e garantir a organização dos espaços públicos da capital, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira (15/1), a primeira operação de 2026 do programa “Orla Manaus Segura”, na zona Sul da cidade. A ação resultou no atendimento de 30 pessoas, por meio de abordagens sociais e oferta de serviços assistenciais.
A operação foi coordenada pelas secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Do total de pessoas abordadas, 11 aceitaram encaminhamento para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde receberam alimentação, serviços de higienização, atendimento psicossocial e, conforme cada caso, direcionamento ao mercado de trabalho ou a clínicas de recuperação.
Durante a ação, as equipes atuaram diretamente no local com orientações à população, trabalhadores e frequentadores da área, além da abordagem social e do acolhimento às pessoas em situação de rua. O trabalho desenvolvido segue critérios técnicos e humanizados, sem retirada compulsória, priorizando o diálogo e o convencimento.
“Esse é um trabalho feito diariamente pelas equipes da Semasc e exige muita qualificação, porque envolve convencimento. Não existe retirada compulsória, é preciso diálogo. Por isso contamos com profissionais treinados, como assistentes sociais e psicólogos, especializados nesse tipo de abordagem, garantindo a valorização dessa população”, destacou o subsecretário operacional e de gestão da Semasc, Nildo Melo.
Na mesma operação, a Semacc autuou quatro vendedores informais que atuavam de forma irregular no local. Os trabalhadores foram orientados a procurar o setor de Comércio Informal da secretaria, munidos da documentação necessária, para que possam ser realocados em espaços previamente autorizados, garantindo o exercício da atividade em conformidade com a legislação municipal.
Segundo o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a iniciativa tem como foco a reorganização dos espaços públicos. “A operação ‘Orla Manaus Segura’ busca reorganizar os espaços públicos municipais, garantindo mais ordem, segurança e qualidade para quem trabalha e utiliza a orla diariamente. É uma ação integrada que reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com o ordenamento urbano e o bem-estar da população”, afirmou.
A operação “Orla Manaus Segura” integra as estratégias da gestão municipal para ampliar a presença do poder público e promover uma orla mais segura, organizada e acolhedora, contribuindo para o bem-estar da população da zona Sul da capital.
A ação contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), da Defensoria Pública e da Guarda Municipal.

Divulgação

Deixe um comentário