A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), registrou 3.554 reservas de vagas para transferência e matrícula de alunos com deficiência nas redes públicas de ensino, até as 16h desta segunda-feira (12), primeiro dia de liberação do sistema de matrículas para o ano letivo de 2026.
As solicitações contemplam as redes municipais de Manaus, Iranduba e Coari, além da rede estadual do Amazonas. De acordo com dados da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), 79,7% das reservas foram realizadas pela internet, por meio do site oficial matriculas.am.gov.br.
Do total de transferências registradas, 2.269 solicitações foram destinadas às escolas municipais de Manaus e 1.160 para a rede estadual de ensino. Também foram reservadas 78 vagas para a rede municipal de Coari e 47 para o município de Iranduba.
Pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos, critérios e documentação exigida para a efetivação da matrícula ou transferência. Em caso de dúvidas, o atendimento pode ser realizado pelo e-mail gmatricula@semed.manaus.am.gov.br.
O período exclusivo para solicitação de reserva de vagas, tanto para transferência quanto para novas matrículas de alunos com deficiência, segue aberto até 23h59 desta terça-feira (13).
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a qualidade do ensino.
“A gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior tem um olhar atento e cuidadoso para os estudantes com deficiência. As matrículas são conduzidas com planejamento e responsabilidade, assegurando não apenas o acesso à escola, mas uma educação inclusiva e humanizada, com acolhimento e acompanhamento pedagógico”, afirmou.
Documentação necessária
Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Comprovante de escolaridade (original);
Certidão de nascimento do aluno (original e cópia);
CPF e RG do responsável legal, no caso de aluno menor de idade (original e cópia);
Comprovante de residência (cópia do mês anterior à matrícula);
Cartão de vacinação do aluno (cópia);
Três fotos 3×4 recentes do aluno.
Para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os documentos exigidos são:
CPF e RG (original e cópia);
Comprovante de residência;
Duas fotos 3×4.
As informações completas, incluindo o passo a passo do processo, estão disponíveis no site https://matriculas.am.gov.br.
Atendimento presencial
Além do atendimento on-line, todas as escolas da rede municipal de Manaus estarão abertas para atender pais e responsáveis que não possuem acesso à internet.
A Semed reforça a importância de realizar o processo dentro do prazo estabelecido, garantindo a organização do atendimento educacional especializado e o direito à educação inclusiva para os estudantes com deficiência.


Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Deixe um comentário