
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) registrou 966 infrações de trânsito durante ações de fiscalização realizadas entre a noite de sexta-feira (09/01) e domingo (11/01). As operações ocorreram em todas as zonas da capital e tiveram como objetivo reforçar a segurança viária e prevenir sinistros.
No sábado (10/01), a fiscalização contou com o apoio da Polícia Militar, por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O foco das ações foi o combate aos chamados “rolezinhos” e às “adegas”, locais utilizados como ponto de encontro de condutores que realizam práticas irregulares no trânsito. As abordagens aconteceram principalmente nas zonas leste e norte.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, as operações buscam promover segurança, reduzir acidentes e preservar vidas.
“O Detran esteve atuando nas zonas leste e norte, realizando operações nas ‘adegas’ e nos ‘rolezinhos’. Essas ações têm o viés de reduzir o número de acidentes o máximo possível e garantir mais segurança para a população”, afirmou.
Balanço das infrações
Durante os três dias de fiscalização, foram 491 veículos autuados, além da remoção de 90 motocicletas e 12 veículos automotores. A operação também resultou na apreensão de três motocicletas com placas adulteradas e na recuperação de um veículo, que foi encaminhado à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário.
Entre as principais infrações registradas estão:
Condução de motocicleta sem capacete: 263
Veículo sem equipamento obrigatório: 89
Dirigir sem habilitação: 52
Uso de calçados inadequados: 46
Descarga livre: 39
Infrações relacionadas à alcoolemia: 44
Trânsito pela contramão: 20
Atuação integrada
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos de segurança.
“A Polícia Militar segue apoiando o Detran para evitar acidentes e levar mais segurança à população. Com o apoio da Rocam, também buscamos identificar veículos roubados ou envolvidos em ilícitos. Nosso objetivo é garantir tranquilidade para as pessoas de bem e mais paz no trânsito”, destacou.
A secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Mônica Melo, reforçou o papel da saúde na conscientização dos condutores.
“Nosso objetivo é cuidar das pessoas por meio da promoção e prevenção, conscientizando sobre o uso de equipamentos de proteção, para evitar que acidentes graves aconteçam”, afirmou.
O diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, reforçou o apelo à responsabilidade no trânsito.
“O objetivo é salvar vidas. Se beber, não dirija. Motociclistas devem usar capacete e respeitar as normas de trânsito. Vamos preservar vidas e evitar acidentes”, concluiu.




📸 Fotos: Divulgação/Detran-AM
Deixe um comentário