
O Governo do Amazonas apresentou, nesta sexta-feira (9), resultados históricos na área da segurança pública, com recorde na apreensão de drogas, redução significativa nos índices de homicídios, feminicídios e crimes contra o patrimônio. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e refletem os investimentos realizados pelo Estado ao longo de 2025.
De acordo com a SSP-AM, os avanços são resultado da atuação integrada das forças de segurança, aliada a investimentos em tecnologia, modernização de equipamentos e reforço do efetivo policial, por meio do programa Amazonas Mais Seguro.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou que os investimentos realizados pelo governo estadual foram determinantes para os resultados alcançados.
“Esses números refletem um grande investimento feito pelo Governo do Estado, a partir do programa Amazonas Mais Seguro, que previu a realização de concurso público e a ampliação do efetivo. Ter profissionais capacitados gerou resultados práticos para a população, que hoje percebe mais tranquilidade no dia a dia, com viaturas, policiais nas ruas e delegacias funcionando”, afirmou.
Redução de homicídios e feminicídios
Durante todo o ano de 2025, todos os meses apresentaram redução no número de homicídios. No total, houve queda de 33% em todo o estado, com 350 homicídios a menos em comparação ao ano anterior.
Com isso, o Amazonas atingiu a menor taxa de homicídios dos últimos 19 anos, com 16,38 mortes para cada 100 mil habitantes. Em Manaus, a taxa foi a menor dos últimos 25 anos, com 16,10 por 100 mil habitantes.
Os crimes de feminicídio também apresentaram queda expressiva, com redução de 31% no estado e 47% na capital. Já os casos de latrocínio recuaram 23%, evidenciando o impacto das ações integradas das forças de segurança e do uso de tecnologias como o sistema Paredão, que realiza leitura de placas e reconhecimento facial.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, ressaltou o fortalecimento das ações da instituição.
“Foram mais de 12 mil medidas de proteção concedidas a mulheres em situação de vulnerabilidade. Também batemos recordes no cumprimento de mandados de prisão, resultado do trabalho integrado com a Polícia Militar e do uso da tecnologia”, destacou.
Queda nos crimes contra o patrimônio
Os crimes contra o patrimônio também registraram reduções históricas. Os roubos a coletivos caíram 60%, passando de 892 casos em 2024 para 353 em 2025. Já os roubos às rotas apresentaram queda de 98,4%.
Os roubos de celulares diminuíram 32%, saindo de 22.825 registros em 2024 para 15.592 em 2025. Houve ainda reduções nos roubos a residências (34%), veículos (31%), pedestres (31%) e estabelecimentos comerciais (28%).
Recorde na apreensão de drogas
Em 2025, o Amazonas atingiu um novo recorde histórico na apreensão de drogas. Entre janeiro e dezembro, as forças de segurança retiraram 46,6 toneladas de entorpecentes de circulação, superando em mais de três toneladas o total apreendido em 2024, que foi de 43,2 toneladas.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, destacou que os investimentos em estrutura e tecnologia têm ampliado a presença policial nas ruas.
“Esses resultados são fruto direto dos investimentos do governo do estado em viaturas, motocicletas, equipamentos e tecnologias que dão suporte ao trabalho policial e fortalecem o policiamento preventivo”, afirmou.
Além disso, o estado também superou o número de apreensões de armas, com 1.606 armas de fogo e 21,5 mil munições retiradas de circulação. O cumprimento de mandados de prisão aumentou 18% em relação a 2024.
Investimentos em segurança
Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 1,16 bilhão na Segurança Pública. Os recursos foram aplicados na aquisição de lanchas blindadas, bases fluviais, armamentos modernos, viaturas e tecnologias de monitoramento, como o sistema Paredão e o reconhecimento facial.
Somente em 2025, cerca de 3,7 mil novos servidores foram incorporados às forças de segurança por meio de concurso público, reforçando o policiamento na capital e em mais de 40 municípios do interior do estado.





Divulgação
Deixe um comentário