
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante, na terça-feira (6), um homem de 71 anos pelo crime de maus-tratos contra os próprios filhos, de 12, 14 e 16 anos, no município de Carauari, a 788 quilômetros de Manaus. Um dos adolescentes, de 12 anos, é pessoa com deficiência intelectual.
A prisão foi realizada por equipes da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), após o Conselho Tutelar constatar, durante nova visita à residência da família, que o local apresentava condições extremamente insalubres, sem higiene e incompatíveis com a dignidade humana.
De acordo com a delegada Renata Viana, o caso já vinha sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em razão de diversas denúncias de maus-tratos. Apesar das orientações e intervenções realizadas pelos órgãos de proteção, o responsável não cumpria as determinações estabelecidas.
Durante a fiscalização, foi verificado que o adolescente com deficiência intelectual estava sem banho, vestindo roupas sujas de urina e dormindo no chão, sobre uma almofada em condições precárias. Havia ainda relatos de que o menino utilizava uma vala em frente à residência para realizar a higiene pessoal.
No imóvel, também funcionava de forma irregular um bar, onde ocorria diariamente grande aglomeração de pessoas embriagadas, expondo os menores a risco constante.
Além do flagrante por maus-tratos, a Polícia Civil instaurou outro procedimento para apurar a suspeita do crime de estupro de vulnerável contra o adolescente, supostamente praticado por um dos frequentadores do bar.
O homem foi autuado por maus-tratos, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Foto: Divulgação/PC-AM
Deixe um comentário