
Com foco em ampliar o acesso da população a serviços essenciais, a Prefeitura de Manaus tem fortalecido o programa “Manaus Cidadã”, que já atendeu mais de 41 mil pessoas em 2025, somando 87 mil atendimentos ao longo de 15 edições itinerantes realizadas em diferentes zonas da capital. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e conta com o apoio de mais de 30 órgãos parceiros.
Segundo o prefeito David Almeida, o programa surgiu da necessidade de levar os serviços públicos até quem mais precisa. “Manaus é uma cidade extensa e diversa. Não podemos esperar que todos consigam chegar aos órgãos públicos. É nosso dever ir até as comunidades, ouvir, resolver e garantir direitos. O ‘Manaus Cidadã’ representa presença, cuidado e compromisso”, destacou.
Durante as ações, os moradores têm acesso, em um único local, a serviços de documentação, orientação social, atendimentos na área da saúde, assistência jurídica, entre outros direitos básicos. A iniciativa tem se consolidado como uma ponte direta entre a gestão municipal e a população, especialmente nas áreas mais afastadas do centro.
Moradora da comunidade Nova Floresta, na zona Leste, a autônoma Anne Barden elogiou o atendimento. “Tem profissionais competentes para ajudar no serviço que você precisa. Fui muito bem atendida e a ação no nosso bairro foi maravilhosa”, afirmou.
Além de garantir acesso, o programa também impacta diretamente a rotina dos moradores ao evitar deslocamentos longos, gastos extras e perda de dias de trabalho. Para a acadêmica de enfermagem Relren Paula, moradora da zona Centro-Sul, a iniciativa facilita o acesso, principalmente para quem trabalha durante a semana. “O sábado é a oportunidade de resolver pendências, especialmente na área da saúde, com serviços gratuitos e concentrados em um só lugar”, concluiu.






Divulgação
Deixe um comentário