
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, na manhã deste sábado (3), um mutirão de consultas oncológicas pélvicas. A ação beneficiou 31 pacientes, sendo moradoras de Manaus e de municípios do interior do estado.
A iniciativa teve como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas especializadas e dar mais agilidade à continuidade do tratamento oncológico. Para isso, a unidade reuniu médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para antecipar atendimentos de pacientes com tumores ginecológicos.
Segundo a diretora técnica da FCecon, Hilka Espírito Santo, a ação busca acelerar o início do tratamento. “Nosso objetivo é dar celeridade ao cuidado dessas pacientes, garantindo que elas iniciem o tratamento o quanto antes”, destacou.
Tratamento antecipado
Durante o mutirão, todas as pacientes atendidas aguardavam consulta por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). De acordo com a gerente do Ambulatório da FCecon, enfermeira Maura Negreiros, após a avaliação médica, as pacientes darão início ao tratamento, que pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou a combinação das três modalidades.
Os casos de câncer pélvico, como os de colo do útero, endométrio e ovário, estão entre as maiores demandas da unidade, o que motivou a realização da ação. A FCecon já programa um novo mutirão para o mês de março, conforme informou o cirurgião pélvico Marco Ricci.
Satisfação das pacientes
Uma das pacientes atendidas foi Sélida Inácio, diagnosticada com câncer de endométrio. Ela ressaltou a importância da agilidade no atendimento. “Essa consulta foi muito satisfatória. Apesar de eu precisar passar por uma cirurgia, o atendimento foi excelente. A forma como o médico conversa com a gente transmite segurança e confiança”, afirmou.
Fotos: Laís Pompeu/FCecon
Legenda: Pacientes atendidas no mutirão aguardavam consulta via Sisreg e darão início ao tratamento.


Reprodução
Deixe um comentário