A Prefeitura de Manaus prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.
A vacina é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única, e está disponível em mais de 170 salas de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em todas as zonas da capital amazonense.
Com a prorrogação, a estratégia de resgate desse público seguirá até a Campanha de Vacinação nas Escolas de 2026, prevista para o primeiro semestre. Atualmente, a vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a ampliação da estratégia tem como objetivo alcançar jovens que não se imunizaram na idade recomendada. Em Manaus, já foram aplicadas 3.714 doses da vacina em pessoas de 15 a 19 anos, sendo 1.416 no público feminino e 2.298 no masculino.
“Com a vacinação para esse público, podemos atingir um percentual maior de pessoas imunizadas contra o HPV, contribuindo para a proteção individual e coletiva”, destacou a gestora, ressaltando que o imunizante previne diversos tipos de câncer associados ao vírus, como os de colo do útero, pênis, boca, ânus e orofaringe.
A estratégia ampliada teve início em abril deste ano e inclui vacinação em unidades de saúde, escolas, faculdades, ações de busca ativa nos territórios e imunização em áreas de vazio assistencial. Segundo a Semsa, as ações serão intensificadas a partir do próximo ano letivo para fortalecer a cobertura vacinal no município.
Onde se vacinar
A vacina contra o HPV está disponível em 176 salas de vacinação da rede municipal. Algumas unidades básicas funcionam em horário ampliado até as 20h, nos dias úteis, e aos sábados pela manhã. As Unidades de Saúde da Família Carmen Nicolau, na zona Norte, e Leonor de Freitas, na zona Oeste, funcionam todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 8h às 18h.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional do SUS e cartão de vacinação. A lista completa das salas de vacina pode ser consultada no site da Prefeitura de Manaus.
Desde o ano passado, a vacina contra o HPV passou a ser aplicada em esquema de dose única. O imunizante também é ofertado, em esquema de três doses, para usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), pessoas com HIV, vítimas de violência sexual, pacientes oncológicos e transplantados, com até 45 anos de idade.
A infecção pelo HPV é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) e pode causar verrugas genitais e orais, além de estar associada a diversos tipos de câncer. A vacinação é a principal forma de prevenção, especialmente quando aliada ao uso de preservativos.

Divulgação

Deixe um comentário