
O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou nesta segunda-feira (22/12) 127 novos guardas municipais, que concluíram o segundo Curso de Formação da Guarda Municipal de Manaus. A solenidade foi realizada no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital, e também marcou o lançamento da operação “Boas Festas”, voltada ao reforço da segurança pública durante o período de fim de ano.
Com a formatura, os novos agentes passam a integrar o efetivo operacional da corporação, atuando no patrulhamento preventivo, apoio a ações integradas e proteção de prédios e espaços públicos. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação do efetivo e o fortalecimento das ações preventivas em áreas de grande circulação.
Durante o evento, o prefeito destacou que a reestruturação da Guarda Municipal teve início em 2021, após ataques a órgãos públicos que evidenciaram a vulnerabilidade dos servidores.
“Naquele momento, tomamos a decisão de mudar a Lei Orgânica do Município para garantir melhores condições de trabalho, segurança para os servidores e respostas mais efetivas à população”, afirmou David Almeida.
Segundo o prefeito, com a nova turma, a Guarda Municipal passa a contar com 435 agentes armados, treinados e equipados. Ele também anunciou a publicação de um novo edital de concurso público. “Em março, vamos lançar um edital com 590 novas vagas, o que permitirá alcançar um efetivo superior a mil guardas municipais”, disse.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira Neto, ressaltou a importância estratégica da Guarda Municipal no sistema de segurança pública e destacou a qualidade do curso de formação, que contou com carga horária superior à matriz mínima exigida pelo Ministério da Justiça.
Representando a Câmara Municipal de Manaus, o vereador Mitoso afirmou que a atual gestão ficará marcada na história da corporação, ressaltando o investimento e a valorização dos profissionais da Guarda Municipal.
Além da apresentação dos novos servidores, a cerimônia oficializou o início da operação “Boas Festas”, que intensifica o policiamento preventivo em áreas estratégicas da capital, com o objetivo de garantir mais segurança a comerciantes, trabalhadores e à população durante as celebrações de fim de ano.



Divulgação
Deixe um comentário