Os municípios de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, e Itacoatiara, a 176 quilômetros da capital, começaram a receber, nesta semana, a programação de intensificação de cirurgias por meio da Modalidade II do Programa “Agora Tem Especialistas”. A iniciativa é resultado da articulação entre a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o Ministério da Saúde (MS) e as prefeituras municipais, com foco na ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos especializados.
O lançamento oficial do programa ocorreu na última quinta-feira (18/12), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru, e na sexta-feira (19/12), na Câmara Municipal de Itacoatiara. Os eventos contaram com a presença de autoridades locais, representantes da SES-AM e do Ministério da Saúde.
Em Manacapuru, a primeira etapa das cirurgias foi realizada no dia 15 de dezembro, no Hospital Geral do município, com a execução de 150 procedimentos nas especialidades de cirurgia geral, incluindo hérnia e vesícula, além de ginecologia. Já em Itacoatiara, no Hospital Regional José Mendes, estão previstas até janeiro de 2026 a realização de 600 cirurgias oftalmológicas.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Programa Agora Tem Especialistas complementa as ações já desenvolvidas pelo Governo do Amazonas por meio do Opera+ Amazonas.
“É uma soma de esforços para ampliar a oferta e reduzir o tempo de espera por cirurgias no SUS. O Ministério da Saúde segue a mesma lógica que estamos adotando no Estado, com o credenciamento de diversos prestadores para garantir atendimento oportuno. Somente com o Opera+ Amazonas, nossa meta é realizar 40 mil procedimentos a mais do que os previstos na rotina das unidades em 2025”, destacou.
A secretária executiva adjunta de Políticas Públicas da SES-AM, Diana Lima, ressaltou que a parceria prioriza o atendimento no interior do estado, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para a capital e promovendo maior equidade no acesso aos serviços de saúde.
“Levar procedimentos especializados para mais perto da população, especialmente no interior, reforça a universalização do acesso à saúde, resultando em um atendimento mais rápido e humanizado”, afirmou.
Diana Lima representou a SES-AM no lançamento da Modalidade II do programa, juntamente com a secretária executiva de Saúde do Interior, Rita Almeida.

Divulgação

Deixe um comentário