
O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (11/12), a estação número 714 do programa Água Boa para a comunidade Cristo Única Esperança, no Paraná do Cabaliana, em Manacapuru (a 68 km de Manaus), beneficiando cerca de 400 pessoas. Com essa entrega, o município passa a contar com 21 estações, garantindo acesso à água limpa e segura para aproximadamente 100 famílias ribeirinhas.
Durante a entrega, o governador destacou o impacto do programa na saúde e na qualidade de vida da população:
“Isso é importante porque traz qualidade de vida para as pessoas, evita que crianças, grávidas e idosos adoeçam. Somente em Manacapuru nós já instalamos 21 microsistemas. E não importa se a água é captada do rio, do poço ou de uma cacimba, em 4 horas ela está própria para o consumo”, afirmou Wilson Lima.
Somente em Manacapuru, 12 unidades já foram instaladas e outras 9 foram entregues, ampliando o alcance do programa entre os ribeirinhos. Para o morador Josafá Gomes, a chegada do purificador mudou a rotina da comunidade.
“Vai ser de grande serventia para nós, porque vai evitar muitas doenças. Estamos muito felizes, antes precisávamos nos deslocar ou usar água do rio, mas agora é só abrir a torneira”, comentou.
Os agentes da Defesa Civil do Amazonas são responsáveis pela instalação dos purificadores e realizam treinamentos com equipes municipais, garantindo o uso adequado e a manutenção contínua dos equipamentos.
Balanço do programa
Até o momento, o Governo do Amazonas já distribuiu mais de 700 purificadores em 55 municípios, chegando a localidades onde o acesso à água tratada sempre foi um desafio. Mais de 220 mil pessoas já foram beneficiadas. O Estado planeja entregar mais 200 unidades, alcançando todos os 62 municípios do Amazonas, totalizando cerca de 900 purificadores instalados.







Fotos: Antonio Lima / Secom
Deixe um comentário