O governo federal realizará nesta quinta-feira (27), às 10h, na B3, o leilão das concessões dos aeroportos de Barcelos, Itacoatiara e Parintins, no Amazonas. A ação faz parte da primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos que pretende atrair R$ 1,25 bilhão em investimentos privados para modernizar 19 aeroportos regionais da Amazônia Legal, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo o governo federal, o programa é voltado especialmente para estados que dependem fortemente do transporte aéreo. No Amazonas, a aviação regional é considerada essencial para deslocamentos de moradores, atendimento em saúde, turismo e logística — sobretudo em áreas sem acesso por vias terrestres.

Nesta primeira etapa, os aeroportos serão ofertados em um modelo de concessão simplificado, com contratos de 30 anos e mecanismos de equilíbrio voltados a garantir a operação em regiões de alto custo, como a Amazônia. A meta do AmpliAR é alcançar até 100 aeroportos modernizados ao longo das próximas fases do programa.

Além das três unidades no Amazonas, entram no leilão os seguintes aeroportos:

Norte: Tarauacá (AC), Cacoal (RO), Vilhena (RO), Araguaína (TO), Itaituba (PA)
Nordeste: Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Guanambi (BA), Serra Talhada (PE), São Raimundo Nonato (PI), Barreirinhas (MA), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Aracati (CE), Cruz/Jericoacoara (CE)
Centro-Oeste: Porto Alegre do Norte (MT)

Divulgação

Deixe um comentário