Representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participaram, nesta quinta-feira (20/11), de diálogos e da apresentação do painel “O Papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Pública na Política de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA)”, durante a COP30, realizada em Belém (PA).

O encontro também reuniu profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater Pará) e do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). O objetivo foi destacar práticas bem-sucedidas de Ater na Amazônia e compartilhar experiências voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O Idam levou à COP30 uma comitiva de extensionistas envolvidos em projetos de recuperação de áreas degradadas e iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Entre os representantes está a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (DITER), Nadiele Pacheco, que ressaltou a relevância de apresentar, em nível internacional, resultados concretos obtidos no Amazonas.

“Durante o painel divulgamos e apresentamos experiências exitosas dos trabalhos de Ater conduzidos pelo Idam, especialmente em recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento sustentável”, destacou Pacheco.

A diretora também explicou que a participação do instituto incluiu a apresentação do “Diagnóstico para o fortalecimento de assistência técnica e extensão rural com enfoque para soberania e segurança alimentar nos nove estados da Amazônia Legal”, elaborado por um consórcio de entidades públicas de Ater da região.

O diagnóstico apresentado propõe melhorias na assistência técnica pública, com foco em capacitação contínua de técnicos, incentivo à inovação tecnológica, execução estratégica de políticas públicas, redução de desigualdades sociais e produtivas, fortalecimento da agricultura familiar e preservação ambiental.

Segundo Pacheco, a participação da comitiva do Idam continua até esta sexta-feira (21/11), com agendas voltadas a diálogos institucionais e encontros com empresas, visando oportunidades de captação de recursos e parcerias estratégicas para fortalecer a Ater pública no Amazonas.




Fotos: Divulgação/Idam

Deixe um comentário