Campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) começou nesta segunda-feira (3/11) em Manaus, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação segue o calendário do Ministério da Saúde e vai até 28 de fevereiro de 2026, com a meta de imunizar 439.396 pessoas na capital amazonense.

O público-alvo prioritário inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e outros 17 grupos mais vulneráveis, como puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança e população privada de liberdade.

Na abertura oficial da campanha, realizada na Policlínica Castelo Branco, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, destacou a importância da vacinação anual, principalmente na região Norte, onde o inverno amazônico aumenta os casos de síndromes gripais.

> “É essencial a imunização de todos os grupos prioritários, que têm maior risco de adoecer, evoluir para casos graves ou internação. Chamamos atenção especial para idosos, gestantes e crianças”, reforçou Isabel.



A diretora de Vigilância Epidemiológica, Marinélia Ferreira, enfatizou que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a Influenza, especialmente no período de chuvas, quando há maior circulação do vírus e aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

A Semsa disponibilizará a vacina em mais de 170 salas de vacinação e realizará busca ativa em áreas com difícil acesso, garantindo cobertura nos locais de vazios assistenciais.

Moradora da comunidade Santa Cruz, Izanete de Miranda, 64 anos, reforçou a importância da imunização:

> “A vacina evita a gripe e é muito melhor do que ficar ocupando um leito de hospital, com risco de adquirir outras doenças.”



Para pessoas acamadas, a Semsa oferece atendimento domiciliar, que pode ser agendado pelos números:

Zona Norte: 98842-6029

Zona Sul: 98842-8346

Zona Leste: 98842-8506

Zona Oeste: 98802-4713

Disque Saúde: 98842-5959


A vacina disponível é a Influenza Trivalente, que protege contra três cepas: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/Victoria). É contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovar inclusão nos grupos prioritários. A lista completa de unidades de vacinação pode ser conferida aqui.

Reprodução

Deixe um comentário