
A Prefeitura de Manaus apresentou, nesta quarta-feira (29/10), o Plano de Ação Climática de Manaus, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O documento está em fase de consulta pública e foi lançado durante evento alusivo ao Sauim-de-coleira, espécie símbolo da cidade, realizado no Parque Municipal do Mindu, zona Centro-Sul.
O plano é um instrumento estratégico que define diagnósticos, metas e ações voltadas para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a adaptação da capital amazonense aos impactos das mudanças climáticas.
Durante o evento, o vice-prefeito Renato Junior destacou o trabalho integrado da gestão municipal na elaboração do documento.
“Os impactos positivos para Manaus são muito relacionados ao futuro, e envolvem diversas áreas — meio ambiente, saúde, limpeza, agricultura e outras. Foram 21 secretarias envolvidas nesse processo”, afirmou.
O titular da Semmas, Fransuá Matos, explicou que o plano traça um panorama de longo prazo para enfrentar os desafios ambientais da cidade.
“Esse documento vai proporcionar uma visão das próximas décadas sobre os possíveis cenários e quais ações a prefeitura precisa tomar para reduzir alagações, deslizamentos, ondas de calor, incêndios florestais e secas”, destacou.
Durante a programação, o Instituto Sauim-de-coleira entregou à gestão municipal um estudo sobre as áreas prioritárias para a preservação da espécie. O evento contou ainda com palestras, apresentações estudantis, teatro de fantoches e trilhas ecológicas, com a participação de alunos do CMEI Humberto de Alencar Castelo Branco e da Escola Municipal Solange Nascimento.
A chefe da Divisão de Áreas Protegidas da Semmas, Angeline Ugart, ressaltou a importância de promover a conscientização ambiental desde a infância.
“O Sauim-de-coleira é um símbolo da nossa cidade, um grande dispersor de sementes e parte da identidade manauara. Precisamos cultivar nas crianças o sentimento de proteção e pertencimento”, reforçou.
A estudante Rebeka Nogueira compartilhou o que aprendeu durante a visita.
“Aprendi sobre a importância dos animais e da floresta, que ajudam na nossa respiração, alimentação e equilíbrio do ecossistema”, disse.
O Plano de Ação Climática de Manaus está disponível para consulta pública até o dia 22 de novembro, pelo link bit.ly/pacmanaus, onde é possível acessar o documento e enviar sugestões.



📸 Fotos: João Viana / Semcom
📄 Fonte: Prefeitura de Manaus
Deixe um comentário