
O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, inicia nesta segunda-feira (27/10) o funcionamento de seu novo pronto atendimento, adotando o modelo Fast Track. O sistema prevê fluxos específicos para casos de baixa complexidade e para pacientes graves, reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento adequado a todos.
O fluxo do Fast Track é baseado no Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional utilizado em serviços de urgência e emergência para priorizar pacientes conforme a gravidade do quadro clínico.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explicou que cada paciente será classificado de acordo com a complexidade do caso, com tempo máximo específico para atendimento. “O Fast Track já é usado em outras unidades da rede estadual e, no Platão Araújo, o diferencial é a postura ativa da equipe, que vai até o paciente. A população passa a ser o centro do atendimento”, afirmou.
Atendimento multidisciplinar
O diretor geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, destacou que o atendimento será conduzido por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistência social e recepção. “A cada plantão de 12 horas, teremos sete médicos, seis enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem atuando na assistência dos pacientes”, afirmou.
A diretora técnica do hospital, Michele Oliveira, detalhou o passo a passo do atendimento:
1. Senha de atendimento: o paciente pega a senha no totem da entrada.
2. Cadastro: é realizado na recepção.
3. Triagem: pacientes são classificados conforme histórico e gravidade dos sintomas.
Baixa complexidade (pulseira azul ou verde) aguardam atendimento no Fast Track, com tempo médio de resolução em até 1 hora, incluindo avaliação médica, medicação ou pequenos procedimentos, como curativos.
Urgentes e graves (pulseiras amarela e laranja) seguem para setores específicos, com atendimento médico, exames e medicação. O tempo médio de resolução é de até 8 horas na sala amarela e até 24 horas na laranja, quando é definida alta, internação ou cirurgia, se necessário.
Estrutura reformada
O pronto atendimento passou por obras de reforma e reestruturação, agora contando com: recepção, sala de triagem, medicação, procedimentos, áreas amarela, laranja e Fast Track, posto de enfermagem e médico, farmácia satélite e banheiros.




Vídeos e sonoras: Edson Aquino / Secom – link para download
Fotos: Antonio Lima e Diego Peres / Secom
Deixe um comentário