A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta quinta-feira (23/10), mais uma edição do projeto “Jogo Simbólico”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elisia, localizado no bairro São Raimundo, zona Oeste da cidade.

A iniciativa faz parte da Caravana da Educação Infantil, que este ano traz o tema “Histórias de Fantasia: uma aventura na educação infantil”. O projeto percorre diversas unidades da rede municipal ao longo do mês de outubro, em alusão ao mês das crianças, levando atividades que estimulam a imaginação, o aprendizado e os valores sociais.

Mais de 60 crianças participaram da ação, que também contou com a presença de familiares e responsáveis, tornando o momento ainda mais especial. O “Jogo Simbólico” é inspirado nas teorias dos educadores Jean Piaget e Lev Vygotsky, que destacam o papel do brincar e da imaginação no desenvolvimento infantil.

Segundo o coordenador da Caravana, Alexandre Romano, o diferencial do projeto está na vivência simbólica.

“O ‘Jogo Simbólico’ é um espaço onde as crianças se tornam protagonistas das histórias. Elas assumem papéis, enfrentam desafios e refletem sobre valores de forma natural, por meio do brincar”, destacou.

A gestora do Cmei, Luciane Mustafa, ressaltou a importância da ação no processo de socialização e formação emocional das crianças.

“Esse projeto é transformador. Ele desperta o encantamento e fortalece a empatia e a expressão emocional. Ver as crianças vivenciando esse momento é muito gratificante, especialmente com o envolvimento das famílias”, afirmou.

Entre os pais presentes, Vitória Caroline Soares, mãe da aluna Lorena Soares, de 5 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacou a importância da inclusão promovida pelo projeto.

“Foi a primeira vez que participei e fiquei encantada. A Lorena se divertiu e participou de tudo. Essas vivências ajudam muito no desenvolvimento dela. É um trabalho que faz diferença na vida das famílias”, contou emocionada.





Texto: Jordana Rodrigues / Semed
Fotos: Eliton Santos / Semed
Assessoria: Semed – Secretaria Municipal de Educação

Deixe um comentário