
Evento segue até o dia 25 de outubro com oficinas, contação de histórias, encontros com escritores e atividades culturais em vários espaços da capital
A 5ª Semana do Livro e da Biblioteca iniciou nesta terça-feira (21/10) com uma programação diversificada em espaços literários de Manaus, administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento segue até o dia 25 de outubro, com oficinas, contação de histórias, bate-papos e exposições abertas ao público.
Coordenada pelo Departamento de Gestão de Bibliotecas, em parceria com o Departamento de Literatura, o Ateliê de Restauro e a Central de Arte e Educação, a programação ocorre na Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Genesino Braga, Memorial Samuel Benchimol, Centro de Convivência Pedro Vignola e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou.
Além desses espaços, o programa Mania de Ler, também da Secretaria de Cultura, participa com ações itinerantes em escolas e instituições sociais da capital e da zona rural de Iranduba.
Abertura e atividades
A abertura da Semana foi marcada por atividades lúdicas no Espaço Criança da Biblioteca Pública do Amazonas, com contação de histórias, oficinas de pintura, montagem de paper toys e jogos educativos.
De acordo com o bibliotecário Davi Carvalho, o evento reforça a importância dos livros e das bibliotecas como espaços de conhecimento e convivência.
“As bibliotecas são fundamentais para a preservação e difusão do conhecimento. O livro continua sendo uma fonte essencial de informação, cultura e lazer para a população”, destacou.
Exposições em destaque
A programação também inclui quatro exposições gratuitas distribuídas em três espaços culturais.
Na Biblioteca Pública do Amazonas, estão abertas as mostras “Bibliotecas na Mídia”, que reúne reportagens sobre 13 espaços de leitura do estado, e uma exposição de quadrinhos raros da Editora Brasil América (Ebal), em comemoração aos 80 anos da editora.
No Memorial Samuel Benchimol, o público pode visitar a exposição “Poesias Históricas do Amazonas”, que reúne obras de seis autores amazonenses, com declamações em português e inglês.
Já na Biblioteca Genesino Braga, localizada na Escola de Educação Profissional e Tecnológica Aníbal Beça, a mostra “Manaus Viva: Cultura, História e Culinária” presta homenagem aos 356 anos da capital amazonense, apresentando livros, fotos e objetos que retratam a identidade manauara.
“A ideia foi retratar um pouco da história da cidade a partir do acervo da biblioteca, destacando autores locais, pontos turísticos e elementos da cultura regional”, explicou a bibliotecária Mônica Farah.
Programação segue até sábado
A programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca continua até sábado (25/10), com atividades voltadas para o público infantil, oficinas de literatura e o encontro “Manaus em Memória: história, arquitetura e biblioteca”, com bate-papos sobre o patrimônio histórico da cidade.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, em horários variados conforme o local.




📸 Fotos: Aguilar Abecassis / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
🔗 Mais fotos: https://we.tl/t-vejUc7wcZH
Deixe um comentário