Encerrando a programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta terça-feira (21/10), o 8º Circuito da Mulher na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Antônio Reis, localizada no bairro Betânia, zona Sul da capital. A ação, que teve início na segunda-feira (20/10), atendeu 120 mulheres com serviços de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com a diretora da unidade, enfermeira Rejane Miranda, o Circuito da Mulher ocorre duas vezes por ano — em março, durante o Março Lilás, e em outubro, durante o Outubro Rosa — com o objetivo de intensificar a oferta de atendimentos e exames.
“Essa é uma programação realizada no ‘Março Lilás’, com foco no câncer de colo do útero, e no ‘Outubro Rosa’, com foco no câncer de mama. São serviços oferecidos durante todo o ano, mas, no Circuito da Mulher, fazemos um esforço a mais para ampliar o atendimento e alcançar o maior número possível de mulheres”, explicou Rejane.

Durante o circuito, as pacientes passam por oito estações de atendimento, que incluem acolhimento, atualização cadastral, consulta médica, mamografia, coleta do preventivo, testes rápidos, vacinação e ultrassonografia transvaginal. Segundo a diretora, o formato permite o atendimento sem necessidade de agendamento prévio pelo Sisreg, facilitando o acesso aos serviços de saúde.
“Com o comprometimento da equipe de 106 profissionais, ampliamos a capacidade diária de atendimento. As mulheres têm a oportunidade de realizar diversos exames em uma única manhã ou tarde”, completou Rejane Miranda.

A ação disponibilizou 30 vagas por turno, totalizando 60 atendimentos diários. O acompanhamento dos resultados também faz parte do processo, garantindo encaminhamento imediato para exames complementares em caso de alterações.
“Tudo é organizado para atender as mulheres de forma integral. Caso haja suspeita, a paciente é encaminhada para exames como a biópsia, garantindo agilidade no diagnóstico”, reforçou a diretora.

Durante o Outubro Rosa de 2024, o Circuito da Mulher da USF Dr. Antônio Reis identificou seis mulheres com alterações nas mamografias, sendo três casos confirmados de câncer de mama.

Ao longo do mês, a Semsa intensificou as ações de educação em saúde, mobilizações e oferta de serviços voltados à prevenção do câncer de mama, reforçando a importância do diagnóstico precoce, que pode elevar as chances de cura em até 95%.

Conforme as orientações do Ministério da Saúde, o exame de mamografia é recomendado prioritariamente para mulheres de 50 a 74 anos, a cada dois anos, com ou sem sintomas. O rastreio também é permitido entre 40 e 49 anos e acima de 74 anos, desde que haja decisão conjunta entre paciente e médico, levando em conta o histórico e os riscos individuais.



📸 Fotos: Divulgação / Semsa
✍️ Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Deixe um comentário