
Aproveitando a trégua das chuvas, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, nesta quarta-feira (15/10), as ações de macrodrenagem e limpeza dos igarapés, com foco no igarapé do Mindu, um dos principais da capital. A vistoria contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Junior, e do secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis.
O prefeito visitou três trechos estratégicos: no bairro Jorge Teixeira, no limite com o Cidade de Deus; no bairro Aleixo; e no Parque 10 de Novembro, onde está instalada uma das ecobarreiras responsáveis por reter resíduos sólidos antes que cheguem ao rio Negro.
“Nós estamos com as nossas equipes fazendo dragagens de igarapés. Estivemos em dois pontos do igarapé do Mindu, onde estamos realizando dragagens e limpezas para minimizar os efeitos das chuvas que estão caindo de forma antecipada. Esse trabalho faz parte do nosso compromisso com a infraestrutura e com o bem-estar da população”, destacou o prefeito David Almeida.
O igarapé do Mindu corta diversos bairros de Manaus, entre eles Jorge Teixeira, Tancredo Neves, Cidade Nova, Aleixo, Parque 10 de Novembro, Nossa Senhora das Graças, São Geraldo e São Raimundo, abrangendo as zonas Norte, Leste e Centro-Sul da cidade.
Durante a visita técnica, o vice-prefeito Renato Junior apresentou soluções ecológicas e sustentáveis utilizadas na obra, como o uso do capim-vetiver, planta de raízes profundas que estabiliza o solo e evita erosão. O método consiste na implantação de cordões transversais às encostas, funcionando como barreiras vivas que acompanham as curvas do terreno e controlam o transbordamento.
“A Prefeitura de Manaus, sob a liderança do prefeito David Almeida, tem trabalhado para proteger a população e transformar as áreas próximas aos igarapés. Essa é uma obra que une segurança, sustentabilidade e respeito às pessoas”, afirmou o vice-prefeito.
As intervenções fazem parte do Projeto Parque Linear I (PL1), executado pela Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental (UEP-Seminf). O trecho em andamento vai do Centro de Vigilância do Cidade de Deus até a ponte da avenida Autaz Mirim, incluindo:
2.920 metros de macrodrenagem;
3.500 metros de microdrenagem;
16.600 m² de proteção das margens com gabião;
231 mil unidades de capim-vetiver plantadas;
54.500 m² de grama;
4.000 metros de sarjeta;
120 bocas de lobo duplas;
duas passarelas e uma ponte para pedestres;
5.510 m² de passeio público.
Os resultados já começam a ser percebidos pelos moradores. Segundo Carmelita Mendes, moradora da área, o trabalho tem evitado novos alagamentos.
“Tem chovido bastante todos os dias, mas graças a essas obras da prefeitura, não tem alagado mais. A água do igarapé flui normalmente. Agradeço muito à Prefeitura de Manaus”, contou.
Além das ações de drenagem, o prefeito também destacou o andamento das obras de asfaltamento na comunidade Nobre, no bairro Lago Azul, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura em toda a cidade.
“Nós estamos cumprindo com as nossas obrigações quanto à cidade de Manaus, dotando os bairros de melhor infraestrutura e dando condições dignas para a nossa população”, afirmou David Almeida.
O secretário Sabá Reis reforçou a importância do trabalho contínuo de limpeza urbana e pediu apoio da população.
“Somente nas ecobarreiras instaladas ao longo dos igarapés, nós retiramos, em média, 300 toneladas de lixo por mês. Esse é um esforço permanente da Prefeitura de Manaus para garantir o fluxo da água, evitar alagamentos e proteger o meio ambiente. Mas é fundamental que a população também faça a sua parte, descartando o lixo de forma correta e ajudando a manter nossa cidade limpa e segura”, destacou.
As obras no igarapé do Mindu integram o eixo de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura Sustentável do plano de governo municipal, com o objetivo de prevenir os impactos do inverno amazônico, proteger famílias e preparar Manaus para o futuro.




📸 Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito
📝 Texto: Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
🔗 Fonte: Prefeitura de Manaus
Deixe um comentário