
A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira (13/10), o curso de Cuidador Comunitário no bairro Coroado, zona Leste, com o objetivo de qualificar moradores para oferecer cuidado humanizado às pessoas idosas.
A iniciativa, fruto da parceria entre a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FTD) e a Associação dos Idosos do Coroado (Assic), reúne 41 alunos da comunidade em um curso de 30 horas.
Durante a abertura, o diretor-presidente da FTD, Eduardo Lucas, destacou a importância da formação comunitária e o compromisso da Prefeitura de Manaus com a valorização e cuidado dos idosos. “Cuidar é um gesto que transforma. Cursos como este fortalecem vínculos e promovem respeito e dignidade aos idosos”, afirmou.
O diretor da Espi, Aurilex Moreira, ressaltou que cuidar do idoso é um gesto de amor que deve envolver toda a população, não apenas familiares.
Moradora do Coroado e participante do curso, Valdecira Pereira da Silva, de 47 anos, comentou a importância da capacitação: “Tenho uma mãe idosa de 80 anos. Este curso será muito importante para todos nós que procuramos conhecimento. É muito bom ver a prefeitura oferecendo oportunidades no nosso bairro”.
A ação faz parte do cronograma de formações promovidas pela Prefeitura de Manaus, reforçando políticas públicas de atenção à pessoa idosa e a valorização dessa parcela da população.


Texto: Fábio Simões / FTD e Juliana Maquiné / Espi-Semad
Fotos: Fábio Simões / FTD
Deixe um comentário