
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou 1.688 atendimentos, presenciais e por Telessaúde, durante a 24ª edição do programa Governo Presente, neste sábado (11/10), no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
A ação, promovida pelo Governo do Amazonas, ofereceu consultas em ortopedia, ginecologia, oftalmologia, além de exames de imagem na Carreta da Saúde, que permanecerá no local até 23 de outubro.
Foram disponibilizados atendimentos por Telessaúde com cardiologista, ginecologista e ortopedista, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Também foram realizados exames de mamografia, ultrassonografia (abdômen total e superior, tireoide, próstata, aparelho urinário, transvaginal e pélvica) e ações de prevenção promovidas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Segundo a Secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde, Diana Lima, mais de 1,1 mil exames de mamografia e ultrassonografia foram disponibilizados.
A doméstica Elizete Alves, de 45 anos, aproveitou a ação para realizar o exame de mamografia. “Estamos no Outubro Rosa e fui bem atendida, me senti acolhida e saí com o resultado em mãos”, disse. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento médico para realizar os exames.
O autônomo Fabio Viana, de 42 anos, fez sua primeira consulta por Telessaúde e destacou a importância da modalidade para atendimentos rápidos. “É uma ótima opção, o Governo está de parabéns”, afirmou.
Balanço dos atendimentos
Consultas médicas: 75 oftalmologia, 45 clínico geral, 16 ortopedia, 14 ginecologia e 11 cardiologia (total de 161)
Sistema de Regulação: 692 atendimentos
Ouvidoria: 75 atendimentos
Triagem: 111 aferições de pressão arterial e 126 testes de glicemia (total de 237)
Vigilância em Saúde
A FVS-RCP realizou 91 atendimentos de triagem e 364 testes rápidos para HIV, hepatites C e D, e sífilis. Também foram distribuídos 14.200 preservativos, 4.000 géis lubrificantes, 400 ventarolas e 120 autotestes.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a ação fortalece a prevenção e amplia o acesso a exames para detecção precoce de infecções sexualmente transmissíveis.




📸 Fotos: Jeany Costa / SES-AM
Deixe um comentário