
Uma operação conjunta deflagrada nesta quinta-feira (10/10), em Manaus, resultou na apreensão e inutilização de mais de 13 mil litros de bebidas, entre cervejas e energéticos, armazenados em condições inadequadas. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), com apoio do Procon Manaus e das polícias Civil e Militar, dentro da operação “Zero Metanol”, iniciada no início da semana.
Os produtos foram encontrados em uma distribuidora no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital, e, segundo a fiscalização, apresentavam graves irregularidades de acondicionamento e higiene.
De acordo com a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, as bebidas estavam “em área aberta, sob o sol, sem qualquer controle sanitário, com embalagens avariadas e até vencidas”.
A operação já inspecionou 20 estabelecimentos desde segunda-feira (06/10), com quatro autuados por infrações como falta de licença sanitária e acondicionamento irregular.
No caso mais recente, as equipes recolheram 12,6 mil litros de cerveja e cerca de 400 litros de energéticos, que foram levados ao Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, na rodovia AM-010, para destruição completa.
A distribuidora autuada responderá a Processo Administrativo Sanitário, podendo receber multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município) — o que equivale a valores entre R$ 145,37 e R$ 58.148,00, sem prejuízo de outras penalidades.
Segundo o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, a medida é essencial para proteger a saúde coletiva.
“Sem a devida segregação e informação a respeito da condição em que as bebidas se encontravam, elas poderiam ser distribuídas por engano ou desviadas de forma criminosa, expondo a população a agravos à saúde”, ressaltou.
Orientações à população
A Visa Manaus alerta que a operação “Zero Metanol” seguirá nos próximos dias, e reforça o papel da população em denunciar a produção e venda irregular de bebidas alcoólicas.
Os consumidores devem evitar bebidas de procedência duvidosa e sempre verificar prazo de validade, vedação, rótulo, ingredientes e registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave. A ingestão da substância pode causar cegueira, falência de órgãos e até morte. Os principais sintomas incluem visão turva, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.
Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente unidades de emergência e acionar os seguintes serviços:
CIT/AM: (92) 3305-4702 / 0800-722-6001
Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800-771-3733
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800-722-6001
Denúncias sobre bebidas suspeitas podem ser feitas à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo número (92) 98842-8481 (das 8h às 13h) ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (a qualquer hora).
Deixe um comentário