
Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus estão promovendo ações educativas voltadas à valorização e ao respeito à pessoa idosa. A iniciativa faz parte da operação nacional “Virtude”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa combater a violência contra idosos.
Segundo Eliny Rocha, chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Semsa, as atividades acontecem nas salas de espera das unidades de Atenção Primária, alcançando não apenas os idosos, mas também adultos, jovens e crianças. As ações incluem palestras sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), os tipos de violência e os canais para denúncia ou assistência.
Além disso, a Semsa está reforçando as notificações de casos de violência contra idosos para contabilizar ocorrências durante o mês de outubro. Os serviços de saúde públicos e privados têm obrigação de notificar casos suspeitos ou confirmados à autoridade sanitária, conforme determina a lei.
A operação também conta com a participação da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que fiscaliza instituições de longa permanência para idosos, e do Samu, que oferece suporte às diligências da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (Decci).
Manaus possui 200.138 pessoas com 60 anos ou mais, conforme o Censo 2022 do IBGE. “A violência contra a pessoa idosa ocorre principalmente no ambiente doméstico, em relações de confiança, como casos de subtração de valores por familiares. Além da violência financeira, há também violência física, psicológica, institucional e negligência”, explica Eliny Rocha.
A operação Virtude foi lançada no Amazonas no Parque Municipal do Idoso (PMI), no dia 1º de outubro, e segue até o dia 30. A iniciativa envolve órgãos municipais e estaduais, Ministério Público, Defensoria Pública, conselhos de defesa do idoso e instituições de ensino superior.


Texto: Jony Clay Borges/Semsa
Fotos: Divulgação/Semsa e Semcom
Deixe um comentário