A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), esclareceu nesta segunda-feira (6/10) que o novo Cartão Passa Fácil+ é opcional para pessoas idosas e não substitui a gratuidade no transporte público, que continua garantida mediante apresentação da Carteira de Identidade.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, fez o anúncio durante reunião com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), na Fundação Doutor Thomas (FDT), que teve participação ativa da comunidade idosa. Segundo Flores, o cartão oferece benefícios adicionais, como facilitar o uso de várias passagens para consultas médicas ou outras atividades, mas não é obrigatório.

“Participamos de uma reunião produtiva para discutir a emissão dos cartões. É fundamental ressaltar que os idosos não serão obrigados a usar o cartão para acessar o transporte público. Eles ainda poderão apresentar a Carteira de Identidade para entrar nos ônibus”, explicou Flores.

A presidente do CMI, Clélia Maia Ferreira, reforçou a importância do diálogo. “O cartão deve ser um benefício, facilitando o dia a dia dos idosos”, disse. Já o diretor da FDT, Eduardo Lucas, destacou que a iniciativa ajuda a prefeitura a obter dados para aprimorar políticas de mobilidade para a Terceira Idade.

O coordenador do Núcleo de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Defensoria Pública do Amazonas (DF-AM), Marcelo Pinheiro, ressaltou que a adesão ao cartão é facultativa, e enfatizou a necessidade de uma divulgação educativa mais ampla para a população idosa.

Para emitir o Passa Fácil+, o idoso deve apresentar RG e CPF em um dos pontos de atendimento do Sinetram, como:

Sede na Av. Constantino Nery

Terminais de integração (T1 ao T7)

Estações como Arena, Santos Dumont, Max Teixeira e Tuca

Posto no Shopping Phelippe Daou



📸 Fotos: Divulgação / IMMU

Deixe um comentário