A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (25/09), em Cascavel (PR), Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”. Ela é esposa de Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, apontado como um dos chefes do crime organizado no Amazonas e que cumpre pena em um presídio federal de segurança máxima.

Luciane foi condenada pela Justiça Federal do Amazonas a 10 anos de prisão em regime fechado por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção criminosa comandada pelo marido, com operações no Amazonas e ramificações no Rio de Janeiro.

A prisão é um desdobramento da Operação La Muralla, deflagrada em 2015, que desarticulou uma rede nacional de tráfico de drogas.

Além da ligação direta com o crime organizado, Luciane ganhou repercussão nacional em 2023, quando participou de reuniões oficiais em Brasília, no Ministério da Justiça e no Ministério dos Direitos Humanos. Na ocasião, ela se apresentou como presidente do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), uma ONG que afirmava atuar na defesa dos direitos de presos.

A presença da chamada “Dama do Tráfico” em órgãos oficiais gerou forte reação pública e levou à revisão dos protocolos de acesso a reuniões ministeriais.

Divulgação

Deixe um comentário