Moradores do Beco Naum, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, denunciam a morte de mais de 50 gatos vítimas de envenenamento. Os animais, embora não tenham donos fixos, recebem alimentação e cuidados diários da comunidade, que está revoltada com a situação.

Segundo Luciane, uma das moradoras que formalizou a denúncia, os gatos aparecem mortos constantemente.
— “Esses gatos não são nossos, mas a gente cuida, dá alimento. Já perdemos as contas de quantos morreram. Sabemos que uma vizinha coloca veneno, mesmo sabendo que os animais frequentam os telhados e quintais da região”, relatou.

Ela afirma ainda que, em abril deste ano, um gato que vivia no quintal de sua família foi envenenado. “O filho dela chegou a admitir que colocavam veneno, alegando que era para ratos. Mas todo mundo sabe que os gatos também acabam sendo atingidos. Isso não é justo”, completou.

Alessandra, outra moradora, disse que já testemunhou diversas mortes de felinos desde que se mudou para a região. Os moradores destacam que os gatos ajudam a controlar a presença de roedores e, por isso, deveriam ser protegidos.

Uma das gatas afetadas recentemente ainda está debilitada e mal consegue andar, de acordo com relatos da vizinhança. A comunidade pretende registrar boletim de ocorrência e cobrar providências das autoridades.

A denúncia reforça a necessidade de fiscalização e de políticas de proteção aos animais na capital, além da responsabilidade dos moradores em evitar práticas que coloquem em risco a vida de gatos e outros animais de rua.

Divulgação

Deixe um comentário